Viajar sem sair do lugar

Professora Janete Aparecida dos Santos, 5º ano. Escola Municipal Prefeito Cláudio Mascarenhas


Na manhã do dia 25 de abril, os alunos do 5º ano e a professora Janete, conversaram sobre a importância da leitura diária. Falaram sobre cinco motivos para se ler um livro.

Primeiro motivo é o aumento do vocabulário, pois através da leitura conhecemos vários termos para expressarmos nossos sentimentos e o que queremos que os leitores conheçam e compreendam.

O segundo motivo, o crescimento pessoal. Ao ler um bom livro ficamos bem informados sobre fatos históricos e sobre acontecimentos recentes. O terceiro motivo abordado é a descoberta de novos mundos. Os livros nos trazem informações do mundo todo.

O quarto motivo para se ler um bom livro é que a leitura nos alegra e nos enche de encantamentos, nos transporta. Falamos ainda sobre o quinto motivo que, na opinião dos alunos é o mais fascinante, pois através da leitura viajamos sem sair do lugar.

Esse é momento em que desenvolvemos a nossa imaginação. Nós da Escola Cláudio Mascarenhas temos um Projeto de Leitura, onde todos da escola: serventes, merendeiras, equipe pedagógica, alunos e familiares participam. Os espaços para as leituras são diversos.

Diariamente fazemos leitura em sala de aula ou em espaços externos. Geralmente quando o sol está radiante, os alunos preferem a sombra de uma árvore ou até mesmo o piso da quadra esportiva, onde podem ficar a vontade.

Durante a semana, cada dia um aluno leva a Maleta da Leitura para sua casa. Então este é o momento da leitura em família. Dando continuação ao Projeto, toda sexta feira, em um horário específico, todos da escola param para escutar uma história contada por alunos, por um familiar ou outro profissional da escola.

Enfim, várias atividades para ensinar a ler e despertar o gosto pela leitura.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos se aprofundam na temática da alimentação saudável

Dengue

Interferindo positivamente no meio ambiente